A Escola

Com 16 anos de experiência em berçário e educação infantil, a Escola Alegria & Cia, está localizada no Parque Taquaral, na cidade de Campinas, estado de São Paulo em uma área privilegiada de 1780 m², com muito verde, ambiente acolhedor e cuidadosamente adaptado para crianças de zero a cinco anos.

Adaptação

Oferecemos 03 dias consecutivos de adaptação (sem custo), para que a criança e seus familiares se adaptem a esta nova fase da criança na vida escolar.
Só depois o processo de matrícula será efetivado.
Os dias e horários são previamente agendados com a direção.

Filosofia e Abordagem Pedagógica

A Escola Alegria & Cia, está embasada na teoria histórico cultural. Acreditamos que o equilíbrio entre razão e emoção promove respostas positivas às estimulações e atividades propostas, sendo fundamental oferecer ampliação de universo cultural constante às crianças.

Plano de Trabalho

Todo trabalho pedagógico desenvolvido na Escola Alegria & Cia está pautado nas pesquisas educacionais mais recentes, desenvolvido por profissionais habilitados e com formação adequada a cada uma de suas funções.

Temos parceria com o Sistema de Ensino Dom Bosco, certificado internacionalmente pela Edxel, no Reino Unido.

O objetivo desta parceria é proporcionar aos alunos uma excelência na qualidade de ensino trabalhando com um material mais elaborado rico e criativo.

Essa parceria contribui também com a formação continuada do nosso quadro docente, pois o uso do material exige aulas mais elaboradas e criatividade do professor, além de cursos, materiais gráficos e portal online oferecidos pelo sistema escolar faz parte do trabalho da equipe gestora.

Manter a qualidade da educação oferecida pela escola também faz parte do nosso objetivo.

O material didático do Sistema de Ensino Dom Bosco baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.

interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural.

interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento. Embora seja aprendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.

A proposta para o modelo de pensamento complexo é a visão de equilíbrio entre o pensamento linear e o sistêmico. Ela pode se traduzir pelo equilíbrio entre os seguintes pontos: razão e intuição, indivíduo e grupo, conteúdos e processos, conhecimento e imaginação, quantidade e qualidade, avaliação e aprendizagem.

Proposta Pedagógica

A Escola Infantil Alegria & Cia, está atenta aos estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação Infantil, respeitando a sociologia da infância e suas necessidades. O trabalho pedagógico se baseia na teoria histórico cultural e na construção constante do conhecimento pela criança, e dialoga com as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dos Parâmetros Nacionais para a Educação Infantil e da nova Base Nacional Comum Curricular (2017). Todas as atividades desenvolvidas são planejadas e discutidas entre os profissionais da escola, embasados por um programa curricular cuidadosamente planejado e distribuído nas atividades do calendário escolar anual.

Na ausência do outro, o homem não se constrói. – Vygostsky

Salvar